5 dicas para quem quer comprar um veículo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
5 (100%) 1 vote

Comprar um veículo é um dos seus sonhos de vida? Saiba que não é só você que tem esse sonho. Um estudo encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revelou que comprar um carro é o segundo maior sonho de consumo do brasileiro, ficando atrás apenas de fazer uma viagem para o exterior.

Isso não é nenhuma surpresa, não é mesmo? Afinal de contas, comprar um carro é sinônimo de liberdade, independência financeira, bem como permite ao seu proprietário ter uma melhora na qualidade de vida.

Mas apesar de ser o sonho de grande parte dos brasileiros, comprar um carro não é tão simples. Esse processo exige muita pesquisa e disciplina para juntar o dinheiro necessário.

Você decidiu se focar na realização desse sonho e quer ler todas as dicas possíveis, para comprar o veículo certo e da forma certa? Então continue a leitura que nós iremos lhe ajudar!

Dicas para quem quer comprar um carro:

1 – Controle suas finanças

Um carro é um bem material caro. Por isso, antes de comprá-lo é preciso que você tenha um controle eficiente dos seus gastos.

Monte uma planilha em um caderno ou no Excel, o que for melhor para você, e coloque todos os seus gastos fixos (aluguel, água, telefone, plano de saúde, mensalidade da faculdade, etc.), dívidas e gastos eventuais. Insira também todas as suas receitas, tais como salário, ganhos eventuais, etc.

Em seguida, analise suas despesas, descubra qual delas é supérflua e pode ser reduzida ou cortada. Guarde todo o valor referente a esses cortes, e reserve também uma porcentagem do seu salário. Essa dica será muito importante para as próximas que iremos apresentar.

 

2 – O que é essencial para você?

Sair por aí, vendo todo tipo de modelo de carro só vai te deixar mais confuso e vai te fazer perder muito tempo. Então, quando você for comprar um carro, precisa estar bem consciente das suas necessidades. Se você viaja muito, por exemplo, vai precisar de um carro que seja confortável e que consuma pouco combustível. No caso de famílias, o espaço é um fator importante.

Por isso, liste o que você acha importante ter no carro e qual o valor máximo que pretende pagar por isto. Assim você se foca naquilo que realmente te interessa e é importante para você.

Essa lista é importante também para evitar que você compre acessórios que não quer, se restringindo apenas naqueles do qual você não abre mão.

 

3 – Gastos que você poderá ter com o carro

Na propaganda de um carro pode aparecer diversos itens que não estão inclusos no preço do carro e devem ser pagos a parte. Esse é, por exemplo, um gasto extra que você pode ter ao adquirir o seu carro. Tome muito cuidado quanto aos acessórios! No embalo da aquisição do veículo, você pode se sentir motivado a fazer uma extravagância adicional. Mas se em um primeiro momento, ela pode parecer inofensiva, pode acabar pesando no bolso quando o boleto vier.

Outros gastos que devem ser orçados antes de comprar o seu carro são:  entrada e parcelas do veículo, gasto mensal de combustível, IPVA, Seguro Obrigatório, Licenciamento, seguro contra terceiros (no mínimo esse) e manutenções preventivas.

Faça essas contas para visualizar se o seu orçamento conseguirá suportar todos esses gastos. Em alguns casos, é mais interessante continuar andando de ônibus e esperar mais um pouco. Em outros, a compra de um veículo pode ajudar a cortar outros gastos.

 

4 – Não financie o valor total de um veículo

Isso é dar um tiro no pé! Pois ao final do financiamento você terá pago o total referente a 3 carros. Dessa forma, quanto maior o valor da sua entrada, melhor será o valor que você terá que financiar e suas finanças te agradecerão.

Dica extra: o recomendável por especialistas é que as dívidas mensais de qualquer pessoa não extrapolem 30% dos rendimentos desse período. Então, quando for financiar o seu veículo, leve isso em consideração.

 

5 – Pesquise. Muito!

Uma, duas, cinco, dez! Pesquise em quantas concessionárias você achar que for necessário. Isso pode lhe render uma boa economia. E não se limite à sua cidade. É possível encontrar uma diferença de até 40% no valor de um veículo ao pesquisar em outras cidades.

Gostou das dicas? Pronto para comprar o seu carro?

OU

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ PARA CONVERSAR

CONTATO

ENVIE SEUS DADOS E RETORNAREMOS PARA VOCÊ!

Simulação Gratuita