É Possível Fazer um Financiamento de Veículos sem Burocracia?

É Possível Fazer um Financiamento de Veículos sem Burocracia?

Muitas pessoas ficam interessadas em fazer um financiamento de veículos sem burocracia, o que seria uma excelente situação, já que a aquisição se tornaria muito mais fácil. Porém, a burocracia existe para prevenir que o banco ou agente financeiro enfrente problemas com seu cliente.

Portanto, fazer um financiamento de veículos sem burocracia nenhuma é uma utopia, já que isso não será possível. O que pode ser feito, e certamente tornará a situação muito mais fácil, é conhecer os passos que você terá que enfrentar para a contratação do financiamento.

Veja o que você pode fazer para diminuir a burocracia desse processo e evitar surpresas indesejadas no futuro, como a busca e apreensão de veículos ou a cobrança de juros abusivos, por exemplo.

Financiamento de Veículos Sem Burocracia? Difícil, Mas Você Pode Facilitar

Por mais que a burocracia possa parecer algo injusto ou desproporcional, isso não é verdade. Sua existência serve para que os bancos e agentes financeiros tenham segurança e, por consequência, possam oferecer seus serviços aos consumidores.

Existem alguns pontos que são geralmente definidos como burocráticos, mas que poderão ser enfrentados com muito mais facilidade por você se já estiver precavido.

Praticamente todos os financiamentos precisam de um valor de entrada para que sejam aceitos pelo agente financeiro. Por isso, é bom que você já se prepare para essa condição.

Não existe nenhuma definição quanto ao valor mínimo ou máximo da entrada, mas geralmente é solicitado pelo menos 1/5 do valor do veículo. Porém, quanto maior for a entrada, menor será o valor das parcelas subsequentes e sua quantidade também pode diminuir, o que resulta em um financiamento de veículos sem burocracia demasiada.

Uma boa sugestão para quem queira evitar um eventual processo de busca e apreensão de veículos devido à falta de pagamento das parcelas do financiamento é esperar um pouco mais e juntar um montante maior. Assim, as chances de ter problemas diminui bastante.

Assim como acontece com a maior parte dos serviços oferecidos por agentes financeiros, clientes que tenham qualquer tipo de restrição enfrentarão muitas dificuldades ou até mesmo não conseguirão ser atendidos.

Então, se você possui qualquer pendência junto a órgãos de proteção ao crédito, procure solucioná-las antes de tentar um financiamento de automóvel. Isso também tornará mais fácil a contratação de outros serviços financeiros, mas tome cuidado e não saia solicitando tudo o que encontrar apenas por ter condições.

Como Evitar Juros Abusivos em Financiamentos de Veículos?

É claro que os juros considerados abusivos são ilegais e, portanto, não devem constar em nenhum tipo de financiamento, embora não seja isso que geralmente aconteça. A grande maioria dos contratos conta com juros abusivos embutidos, que muitas vezes passam sem que os clientes se deem conta.

Porém, a presença de juros é legal, afinal de contas não seria possível que os bancos lucrassem se não cobrassem nenhum juro. Para conseguir reduzir a incidência dos juros, algumas das melhores práticas são as seguintes:

  • Dar um valor de entrada mais alto;
  • Financiar o veículo em uma quantidade menor de parcelas;
  • Apresentar uma condição financeira mais estabilizada, o que dá mais segurança ao agente financeiro;
  • Entrar no financiamento junto com seu cônjuge ou parceiro com união estável, caso em que é possível agregar as duas rendas para ter condições de pagar uma parcela mais elevada.

Também é bom lembrar: mesmo que você queira pagar um valor mais alto na parcela e receba um salário compatível com isso, nem sempre o agente financeiro aceitará aumentar esse valor. É uma praxe de mercado que o valor máximo da parcela seja de 30% de sua renda, pois mesmo que ocorra qualquer eventualidade você ainda terá condições de arcar com o valor das parcelas.

Como se Livrar de Dificuldades no Financiamento de Automóveis

Caso você já tenha contratado um financiamento para a aquisição de um veículo e esteja com dificuldades para seu pagamento, existem algumas ações que podem ser feitas para te ajudar.

O veículo pode ser transferido para outra pessoa mesmo que ainda não tenha sido quitado, prática que é chamada de cessão de direitos. Nesse caso, você “vende” o valor que já foi pago nas parcelas e o novo comprador assume todas as que ainda faltam.

Porém, essa transferência não pode ser feita para qualquer pessoa. Como o agente financeiro terá seu cliente trocado, é necessário que este tenha condições de arcar com o financiamento, portanto, ele passará por uma avaliação similar àquela que seria feita no caso da aquisição de um novo veículo.

Caso o interessado tenha como pagar as parcelas, então provavelmente ele será aprovado. Caso contrário, o agente financeiro se recusará a fazer isso, já que não terá mais como se assegurar de que receberá o valor de suas parcelas.

Se você estiver em vias de sofrer uma ação de busca e apreensão de veículos, conte com o auxílio da Novo Ideal Consultoria para evitar esse problema. Também podemos te ajudar caso haja a cobrança de juros abusivos, que infelizmente é muito comum em contratos de financiamento.

Mesmo que não seja possível ter um financiamento de veículos sem burocracia, ao seguir as dicas que foram dadas você terá como se prevenir de problemas e diminuirá muito os riscos e a probabilidade de ser surpreendido!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!