Busca e Apreensão de Carro

O carro próprio é um sonho de quase todos os brasileiros. Para que consigam realizar esse sonho, uma alternativa comumente buscada é a aquisição do veículo através de um financiamento, mas a possibilidade da busca e apreensão de carro intriga várias pessoas.

A quantidade de informações transmitidas equivocadamente é muito grande, seja através de pessoas que não possuem o conhecimento necessário ou por aquelas que simplesmente agem de má fé. Por isso, é muito importante entender como funciona a busca e apreensão de carro, bem como o que fazer nesses casos.

Como Funciona a Busca e Apreensão de Carro?

Assim que o interessado pela aquisição de um veículo assina o contrato de financiamento, ele passa a concordar com todas as cláusulas que ali constam, por mais que não entenda exatamente o que elas querem dizer, já que geralmente são carregadas de termos jurídicos de difícil compreensão.

Na imensa maioria dos casos, existe uma cláusula chamada de alienação fiduciária, que determina que a garantia daquele financiamento é o próprio bem, ou seja, o carro. Logo, caso haja algum problema com o pagamento das parcelas, a busca e apreensão de carro se torna possível e legalmente autorizada.

No caso desse atraso, o banco ou outro agente financeiro que tenha sido responsável pela concessão do crédito pode requerer o veículo de volta, para que este seja leiloado e o valor arrecadado seja utilizado para quitar a dívida pendente.

Quando a Busca e Apreensão de Carro Pode Acontecer?

Em tese, depois de um único dia de atraso, o credor já pode ingressar com um processo de busca e apreensão de veículos. Porém, é bem difícil que isso aconteça, já que o ingresso da ação demanda um investimento consideravelmente alto.

Por isso, é comum que tal ação seja ingressada depois de um atraso de pelo menos 3 parcelas, o que já se caracteriza como um atraso mais substancial. Tanto isso é verdade que a possibilidade de uma renegociação amigável com o banco é mais fácil dentro desse período de 90 dias.

Porém, legalmente, um único dia de atraso já é um motivo que pode levar à busca e apreensão de carro.

Estou Com Atraso nas Parcelas do Financiamento. E Agora?

Essa é uma situação relativamente comum, já que o orçamento familiar pode ser comprometido por uma série de variáveis, ainda mais tendo em vista as dificuldades econômicas que volta e meia podem aparecer.

O ideal é sempre evitar atrasos no pagamento, mas isso nem sempre é possível, graças às dificuldades citadas anteriormente. Porém, é importante saber que a ação de busca e apreensão de carro somente passa a ser válida depois do recebimento de uma notificação enviada pelo credor.

Depois dessa notificação, o devedor tem a opção de pagar pela dívida em até 5 dias, caso tenha condições para tal, ou então apresentar uma defesa para a busca e apreensão em até 15 dias.

Felizmente, as chances de que o consumidor seja favorecido é bastante grande, já que a presença de juros abusivos é uma constante nos financiamentos. Essa caracterização ocorre quando os juros cobrados são maiores do que aqueles permitidos pela lei.

Nesse caso, se faz necessária uma revisão de juros abusivos, que consiste na análise do contrato de financiamento, em busca de alguma irregularidade. Caso se encontre algo que fere os direitos do consumidor, serão tomadas as devidas providências para que o valor pago a mais seja abatido ou, até mesmo, ressarcido.

Como Proceder Com a Revisão de Juros Abusivos?

É imprescindível que o consumidor conte com uma equipe especializada, que possa atendê-lo com eficiência, sempre de acordo com aquilo que a lei determina, de modo que nenhum dos direitos do consumidor sejam feridos. Afinal de contas, é essencial que a análise do contrato seja feita com excelência.

A Novo Ideal Consultoria é uma empresa que pode te ajudar a superar o problema da busca e apreensão de carro, de modo a evitar que ele aconteça e fazer com que você não perca o seu veículo, conquistado com tantos esforços, injustamente. Entre em contato conosco agora mesmo!

OU

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ PARA CONVERSAR

CONTATO

ENVIE SEUS DADOS E RETORNAREMOS PARA VOCÊ!

Simulação Gratuita