Busca e Apreensão de Caminhão

Os donos de caminhões que foram adquiridos através de financiamentos sabem como é complicado manter o pagamento das parcelas em dia, já que esse pode ser um valor consideravelmente alto. Por isso, um dos maiores temores é o de passar pela busca e apreensão de caminhão.

Esse processo consiste em apreender o caminhão do devedor, de modo que ele não consiga mais desempenhar seu trabalho adequadamente e se veja frente a um problema bem grande. Por isso, é essencial entender o máximo possível a respeito da busca e apreensão de caminhão, já que esse é um assunto bastante sério.

Como Funciona a Busca e Apreensão de Caminhão?

A busca e apreensão de veículos é um processo que consiste na tomada do veículo pesado por parte do banco ou da instituição financeira que foi responsável pelo financiamento, caso haja algum atraso no pagamento das parcelas.

Quando o consumidor aceita um contrato de financiamento, muitas vezes não lê o contrato por inteiro ou, caso o faça, não compreende muito bem o que ali consta. Porém, existe uma cláusula chamada de alienação fiduciária, que basicamente diz que a garantia do financiamento é o próprio caminhão, que pode ser tomado de volta caso haja problemas no pagamento.

Tal atitude é prevista nas leis, já que a posse do veículo ainda é do banco ou agente financeiro enquanto o financiamento ainda está vigente. Apenas quando este é quitado que ocorre a cessão de direitos para o consumidor.

Por isso, o melhor a se fazer é evitar a todo custo o processo de busca e apreensão de caminhão, para que o devedor não seja prejudicado em seu cotidiano.

Quando a Busca e Apreensão de Caminhão Pode Ser Ingressada?

Legalmente, caso o pagamento das parcelas esteja atrasado apenas um dia, o credor já pode ingressar com uma ação para a tomada do bem e proceder com o leilão do veículo, para que este possa obter o dinheiro que lhe é devido.

Ainda assim, é uma praxe do mercado que tal atitude só seja tomada depois de 3 meses de atraso, já que os custos para o ingresso da ação são relativamente altos. Porém, sob a letra da lei, qualquer atraso já autoriza a busca e apreensão.

Quais Motivos Levam à Busca e Apreensão?

Essa parece ser uma resposta óbvia, já que o motivo é o atraso no pagamento das parcelas. Porém, este pode acontecer devido a uma série de fatores.

Pode ser que o devedor não tenha organizado suas finanças muito bem, gasto mais do que podia e não tenha dinheiro suficiente para o pagamento das parcelas. Porém, esse não é o principal dos motivos.

Mesmo que o contratante do financiamento tenha outras despesas, o que é normal, algo que nem sempre é observado é a presença de juros abusivos no contrato, que são aqueles que excedem o limite autorizado pela lei. Consequentemente, o montante a ser pago passa a ser maior do que o que é efetivamente devido pelo consumidor.

Para que se prove a presença desses juros, bem como de multas e demais cláusulas que estejam em desacordo com o que a lei determina, é essencial que o consumidor contrate o serviço de revisão de juros abusivos. Assim, o contrato será todo revisto por uma equipe especializada e, caso sejam encontradas irregularidades, serão tomadas as medidas cabíveis.

O Que Deve Ser Feito se o Caminhão Estiver em Vias de Ser Apreendido?

Cabe aqui uma ressalva: a busca e apreensão de caminhão, assim como acontece com todo tipo de veículo, passa a ser válida apenas quando é emitida uma notificação legal para o consumidor. Sem essa notificação, não é possível ingressar com o processo de busca e apreensão.

Porém, caso o consumidor receba uma notificação desse tipo, ele deve procurar imediatamente uma empresa que possa ajudá-lo a resolver esse problema. Como grande parte dos contratos contam com juros abusivos e cláusulas ilegais, então as chances de que o procedimento seja bem-sucedido são bem grandes.

Basicamente, quando a notificação é recebida, o devedor tem duas opções: pagar todo o valor que é devido em até 5 dias ou apresentar uma defesa para a busca e apreensão de caminhão. Por isso, a urgência é extremamente necessária.

A Revisão de Juros Abusivos Pode Ser Feita Antes do Recebimento da Notificação?

Sim! A revisão dos juros abusivos pode ser feita a qualquer momento, mesmo que o devedor não desconfie que haja juros ou multas irregulares em seu contrato. Ao se identificar algum tipo de irregularidade, será ingressada uma ação revisional, para que o agente financeiro abata o valor pago a mais das parcelas subsequentes.

Portanto, para evitar a busca e apreensão de caminhão, esteja ela já em vigência ou não, é altamente recomendável contar com os serviços de uma empresa especializada, como a Novo Ideal Consultoria, que é sinônimo de transparência, honestidade e eficiência. Assim, você poderá afastar esse pesadelo de uma vez por todas. Entre em contato conosco agora mesmo!

OU

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ PARA CONVERSAR

CONTATO

ENVIE SEUS DADOS E RETORNAREMOS PARA VOCÊ!

Simulação Gratuita