Ação Revisional de Financiamento de Veículos

O financiamento é uma das principais formas de se adquirir um veículo, já que esse é um bem de alto valor e muitas pessoas não dispõem dele em sua totalidade. Porém, a realização de uma ação revisional de financiamento de veículos pode trazer excelentes resultados e uma economia considerável ao consumidor.

É quase que uma praxe do mercado embutir juros abusivos em contratos de financiamento, já que muita gente não lê todas as cláusulas ou, caso o faça, não as compreende devido à sua complexidade. Porém, para eliminar qualquer dúvida, é essencial contar com uma ação revisional de financiamento de veículos.

O Que é a Ação Revisional de Financiamento de Veículos?

No momento que o consumidor vai assinar o contrato para o financiamento de um veículo, é muito raro que ele pare para ler cada uma das cláusulas e entender o que está sendo firmado ali. Na maior parte das vezes, o que acontece é a simples assinatura, sem saber exatamente o que consta naquele contrato.

A probabilidade de que haja alguma irregularidade é muito grande. Mesmo se a pessoa realmente parar para ler, com cuidado, o contrato inteiro, os valores de juros e a presença de multas e outras irregularidades podem acabar passando, devido ao desconhecimento da lei e dos valores justos que devem ser cobrados, o que é normal.

Pois bem, a ação revisional de financiamento de veículos consiste em uma análise cautelosa de todo o contrato, em busca de qualquer irregularidade, valor demasiado ou outra coisa que esteja em desacordo com o que manda a lei.

Caso se encontre alguma irregularidade, o próximo passo é ingressar uma ação para que esses valores ilegais deixem de ser cobrados.

Quando Pode Ser Ingressada Uma Ação Revisional?

Na maior parte dos casos, a ação revisional é ingressada enquanto o veículo ainda está sendo pago, caso não seja possível realizar o pagamento das parcelas no valor em que elas se encontram atualmente.

Porém, nada impede que a revisão de juros abusivos seja feita com o contrato ainda em dia, o que, inclusive, é uma situação ainda melhor, já que não existem atrasos no pagamento das parcelas. Isso facilita a realização de um acordo entre o consumidor e o agente financeiro, além de afastar a hipótese da busca e apreensão de veículos.

Qual é o Valor Que a Ação Revisional de Financiamento de Automóveis Pode Reduzir?

Não há como definir um único valor ou uma única porcentagem, já que cada caso é um caso. Tudo depende do contrato que foi firmado, do valor das parcelas, de quão abusivos são os juros cobrados, do valor total do financiamento e de diversos outros fatores.

Existem casos em que a economia é maior de 60%, o que certamente é um valor considerável e que faz essa ação ser muito compensadora.

A Ação Sempre Dá Certo?

Também depende. Cada caso possui suas particularidades e deve ser considerado como um caso isolado, já que suas características podem ser bastante diferentes.

Como grande parte dos contatos conta com irregularidades, então as chances de que eles sejam bem-sucedidos é muito grande. Mas, no caso de um contrato que não conste com nenhuma irregularidade, por exemplo, não há nada que possa ser feito, já que ele cumpre integralmente ao disposto na lei.

Por isso, antes de firmar um contrato com um agente financeiro, é muito importante estudar bem o valor da prestação e confirmar a possibilidade de pagar as parcelas normalmente. Caso contrário, o melhor a se fazer é tentar negociar um valor menor de parcela ou até mesmo esperar mais um pouco.

O Ingresso da Ação Pode Ser Feito Mesmo Depois da Assinatura do Contrato?

Sim! É claro que um consumidor que saiba que existem cláusulas abusivas e juros maiores do que os permitidos não assinará um contrato, já que ele já sabe que está sendo lesado.

Porém, a maioria da população não conhece as regras, as multas que são permitidas pela lei, os juros que não são abusivos e informações similares e, por isso, assinam o contrato mesmo com sua presença.

Mesmo com essa assinatura, nada impede o ingresso de uma ação revisional de financiamento de veículos, já que aquilo que o agente financeiro propôs é ilegal.

Como Proceder Com Uma Ação Revisional?

É essencial que todo o processo seja realizado por uma empresa especializada, pois assim as chances de sucesso são muito maiores e o consumidor poderá ser auxiliado da melhor maneira possível.

A Novo Ideal Consultoria é uma empresa especializada em ação revisional de financiamento de veículos e que pode ajudar todos os seus clientes a pararem de pagar por valores abusivos. Assim, eles não serão reféns de truques e armadilhas e terão seus direitos preservados!

Nós entramos em contato com você

OU

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ PARA CONVERSAR

CONTATO

ENVIE SEUS DADOS E RETORNAREMOS PARA VOCÊ!

Simulação Gratuita